Imagem capa - POR QUE SOU ADEPTA DO ESTILO BÁSICO E NÃO DO GLAMOUR DAS MODINHAS? por Ivna Sá Fotografia

POR QUE SOU ADEPTA DO ESTILO BÁSICO E NÃO DO GLAMOUR DAS MODINHAS?

Já sei que esse texto vai dar o que falar, mas há tempos eu desejo escrever sobre isso e decidi que de hoje não passava (risos). Sou fotógrafa de gestantes há 14 anos, mais de 3 mil grávidas já passaram em meu estúdio. Vi o crescimento desse mercado e a explosão do tal estilo romântico glamouroso nas fotos de gestantes (vestidos esvoaçantes, balanços de flores, gestantes com asas e vestidas de personagens da Disney, produções em cenários lúdicos).


Tenho de assumir que há ensaios lindos, trabalham uma luz e uma produção mais artística, embora haja muita manipulação da imagem. Mas, PARA MIM (como fotógrafa e neste momento esperando meu quarto filho), a grande maioria desses ensaios esbarram na modinha pela modinha. Já que todas grávidas fazem eu vou fazer também. Só que a maioria das pessoas se esquecem de que a moda passa e as fotos ficam para a vida toda. E vamos combinar, tem muita coisa cafona e brega por aí. Produções poluídas, roupas que não valorizam a mulher e que ainda retiram da cena o mais importante: a própria mulher e a beleza do que está sendo fotografado.


É cenário demais, cor demais, adereço demais...Por vezes tenho a sensação de que estamos diante de uma repaginação da década de 80: a mais brega de todos os tempos. Já reparou como as cantoras mais pops têm se apresentado na TV? Brilhos e mais brilhos, ombreira, laços enormes...Nuuuu, é informação demais da conta!


Eu já fiz ensaios com vestidos brancos longos, em locações externas, luz do sol ao fundo no entardecer, tiara de flores na mamãe. Achei que ficou lindo, suave, embora não combine para todos os estilos de mãe. Mas por um aspecto eu prezei: o menos é sempre mais. No guarda-roupa do meu estúdio há peças que uso desde 2006, quando comecei, e posso usá-las até hoje: são atemporais.


Enfim, meu desejo com esse texto é apenas para dizer o seguinte: que daqui a 10 anos quando você for folhear o seu álbum de gestante, você olhe para ele e diga: nossa que lindo, que sofisticado, que leveza! Mas preciso dizer, a grande maioria vai dizer: Meu Deus como eu pude usar isso! Socorro!!! #prontofalei


Se desejar um ensaio atemporal do qual você vai sempre se orgulhar, conte comigo. De grávida e de gravidez eu entendo (risos): (31) 98452.7008
















O jeans é um ótimo exemplo de um look que atravessa gerações e está sempre na moda. Do mesmo modo, as rendas, tricô, linhas, croché, preto, branco. Se me permite um conselho, lembre-se sempre de que O MENOS É MAIS. Ou como diria Leonardo da Vinci "a simplicidade é o mais alto grau de sofisticação".