Imagem capa -

"Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além..."

Esse foi o segundo ano em que participei do evento “Viva sua real Beleza”. A Ivna Sá, idealizadora e produtora do evento, é uma pessoa muito querida que tem um atributo admirável: sabe reconhecer o talento e a luz de outras mulheres, contagiá-las com o brilho da autoestima, acolher seus sentimentos, confortá-las, estimulá-las, sacudi-las.


Em 2019, o Viva sua Real Beleza teve para mim um gosto especial. Foi impressionante reencontrar mulheres que estiveram presentes no primeiro evento e tiveram suas vidas totalmente transformadas pelas dicas, reflexões, interações que o encontro de 2018 provocou.


Se alguém me pedisse uma explicação sobre o que é o evento "Viva sua real beleza" , eu diria que é um convite para o autoconhecimento e para o fortalecimento (ou resgate) do amor próprio. A possibilidade de olhar para si mesma e de se perguntar se neste momento da vida estou me tratando com carinho, acolhendo minhas necessidades, aceitando minhas vulnerabilidades e talentos ou, ao contrário, me encontro mergulhada no perfeccionismo, sem nenhuma capacidade de autoperdão, navegando em um mar de exigências para atender aos parâmetros impostos por outros e muito, muito distante da beleza da minha própria essência. Essa essência que pode nos conduzir a um lugar maravilhoso. Ou, como diria Paulo Leminsk, “isso de querer ser exatamente aquilo ́que a gente é ainda vai nos levar além..." E foi impressionante ver o quão além muitas mulheres chegaram em apenas 1 ano, ao se reconectarem à própria essência.


Não por acaso, o evento começou justamente com um momento de meditação lindamente conduzido pela nutricionista Dane Gusmão. Um momento de acolhida e conexão com os próprios sentimentos que nos preparou para um dia inteiro de histórias de vida inspiradoras. Já na parte da manhã, escutamos a palestra da Ivna que abordou as várias dimensões do "ser luz e se permitir brilhar", tema do evento. "Mulherar é isso minhas queridas, uma mulher iluminando a outra", explicou Ivna. E na sequência houve uma partilha sobre a exposição fotográfica Metamorfose que mostrou o "antes e o depois " de mulheres que perderam os cabelos. Em uma parceria com o Projeto A Vida é Bela, Ivna fotografou sete mulheres depois de tê-las maquiado e recebido uma peruca da Boutique de Perucas Mulan.

Ouvimos histórias emocionantes como a da médica pediatra Deise Quintão e seu encontro com a maternidade pelos caminhos menos prováveis e a de Nádia Bueno e sua superação do câncer. Ouvimos também a Lílian Caetano, que manifestou a doença popularmente conhecida como “ossos de vidro”, mas que transborda uma força e confiança inspiradoras. Isso sem falar no bom humor e na irreverência da advogada Débora Costa com formação em PNL e no talento musical da Pollyanna Lara que, pela segunda vez, abrilhantou o evento.

Essas e outras mulheres compartilharam com a gente as suas histórias de superação, de aceitação, de altruísmo. E saímos de lá energizadas com a certeza de que não existe nada mais transformador para nossas vidas que a real beleza do nosso amor próprio.

Viva sua real Beleza - 3 de agosto de 2019. Já sigo na expectativa para o próximo.

*Rita Patilha é jornalista e idealizadora do Blog Maternar